quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Política: Opinião ou hipocrisia?

Não vejo um melhor assunto para tratar, em minha primeira participação no Diários do Subsolo, do que se refere à política. Afinal, política é um tema muito presente em nossa vidas, porém nem sempre damos o devido valor à ela. Sem dúvidas, a política interfere diretamente na vida das pessoas, pois sua vida é moldada de acordo com o seu modo de governo. Por exemplo, a vida de alguém que vive em uma democracia, é completamente diferente da vida de alguém que vive em um país onde sua forma de governo é uma tirania. Nesse aspecto, não se pode refutar sobre a importância da política em uma sociedade, no entanto este não é o meu enfoque.

O que eu desejo mostrar, por meio deste artigo, é que nós precisamos refletir em relação à política. Muitas pessoas são da seguinte opinião: "todo político é corrupto!"ou "o Brasil nunca vai para frente!" e assim, condenam os representantes políticos, alegando corrupção, falta de ética e etc. O meu objetivo não é defender tais representantes e, sim, levar esses indivíduos, detentores deste tipo de opinião, que reflitam sobre o mesmo. Também há pessoas que são, simplesmente, indiferentes quanto ao futuro do país, podemos observar isso na quantidade de votos inválidos (brancos e nulos), nesta última eleição (26/10/2014), que somaram 7.141.606 de votos (TSE).

Também é comum vermos pessoas, de certa forma ignorantes, falarem de política ou até mesmo condenarem os representantes da mesma. Porém eu lhes pergunto: você é tudo aquilo que você cobra do outro? O Brasil é composto apenas por representantes políticos? O que você tem feito para colaborar no meio em que você vive? Sua ética é inabalável como a que você cobra dos outros? São questões assim que precisamos refletir, pois em muitos momentos nos deixamos levar pela hipocrisia e pela ignorância. E, respondendo uma das questões anteriores, um país não é feito apenas de seus representantes, mas sim do seu povo. Se o povo é corrupto, logo seu representante também será corrupto! Uma frase que descreve bem isso é a citada por Joseph de Maistre, na qual diz "cada povo tem o governo que merece".

Quero concluir minha primeira publicação, mostrando que o problema do Brasil não está somente na política, e sim na conduta cotidiana de cada um. Não é um representante que vai mudar um país, mas sim o seu povo, por meio de simples condutas. Só podemos exigir de outrem se nós somos um exemplo para o mesmo.